Catedral de Notre Dame de Rodez – A Rosa Imponente

x9410

Rodez é uma cidade da região (ou departamento) de Aveyron, no sul de França, com cerca de 25 mil habitantes. Ao longe, da estrada já se avista a gigante rosa resplandecendo ao fundo. Imagem inesquecível. De uma simplicidade ímpar, o lugar é aconchegante e acolhedor. Ruas limpas, cidade ideal para se morar sem maiores badalações. É normalmente um ponto de partida para a visita a esta linda e maravilhosa região de Midi-Pyrénées, que envolve também passagem por Conques, Milau, Estaign, Belcastel, entre outras vilas consideradas das mais bonitas da França.

x9414

x9415

Quando cheguei à Rodez, fiquei hospedado no Hotel Mercure em frente a Rosa Imponente. Meu quarto dava de frente para esta maravilha da arquitetura medieval. Durantes os dias que ali me hospedei a divina senhora, Notre Dame, me acordava exatamente às 5.45 para rezar para todos e admirar o maravilhoso pôr do sol às suas costas. Momentos extremamente comovedores.

O edifício, feito de arenito rosa, destaca-se graças a sua fachada ocidental, semelhante a uma fortaleza, e que fazia parte da muralha da cidade, mas também por causa de sua torre de sino. Esta torre elaborada com 87 metros de altura tem sido símbolo da cidade durante séculos. É de uma magnitude que espanta, mas ao mesmo tempo nos deixa boquiabertos.

A sua arquitetura militar mais parece um forte do seu lado principal, com pedras roseadas marcantes, levou três séculos (XIII a XVI) para ser construída o que é hoje uma das catedrais mais imponentes, no sul da França.

x9406

No interior, os visitantes são maravilhados com os sete vitrais figurativos do artista Stéphane Belzère, onde a criação contemporânea combina com iconografia cristã tradicional. Sua estatuária medieval é de extrema beleza. Em todos os cantos da igreja encontram-se trabalhos de extrema qualidade artística.

x9403

x9404

A catedral de Rodez está lado a lado com as estreitas ruas do comércio tradicional onde se misturam cheiros e negócios. Entre as lojas tradicionais, com pitorescos letreiros à porta, estão como vizinhos lojas de vinhos, padarias, ou lojas de chapéus e de pastelaria fina.

Se for visitada entre os meses de junho a agosto, o que não foi o meu caso, pois lá estive em abril, você poderá subir à catedral, decorada com gárgulas de pedras muito bonitas, e desfrutará de uma vista soberba da cidade. A visita deve ser marcada no Posto de Turismo de Rodez.

x9409

As portas da catedral estão abertas aos visitantes, mas, se a visitar durante a missa de domingo, pode assistir ao efeito espetacular dos 3100 tubos do órgão da igreja. Talvez da próxima vez eu me deleite com esse som.

x9405

A “Nossa Senhora Rosa” me marcou de maneira profunda, jamais esquecerei dos momentos que ao amanhecer corria ao seu redor chorando e agradecendo a oportunidade de abraçá-la. Notre Dame de Rodez rogai por nós.
x9400Paulo Edmundo Vieira Marques, Professor, Historiador e Escritor Medievalista

Post Footer automatically generated by wp-posturl plugin for wordpress.