Arte Românica: a essência do simbolismo cristão.

A arte românica refere-se à arte da Europa desde o final do século X até a ascensão do estilo gótico no século XIII ou mais tarde, dependendo da região. O termo “românico” foi estipulado pelos historiadores da arte do século XX para se referir especificamente à arquitetura do período de tempo, que manteve muitas características básicas do estilo arquitetônico romano – principalmente arcos semicirculares – mas manteve características regionais distintas. No sul da França, Espanha e Itália, houve continuidade arquitetônica com o período da Antiguidade Tardia, mas o estilo românico foi o primeiro estilo a se espalhar por toda a Europa católica e, portanto, o primeiro estilo pan-europeu desde a arquitetura romana imperial. A arte românica também foi influenciada pela arte bizantina, especialmente na pintura, e pela energia anticlássica da decoração da arte insular das Ilhas Britânicas. A partir desses elementos foi forjado um estilo altamente inovador e coerente.

Altar Frontal da igreja de Santa Maria d’Avià (Berguedà).
Têmpera, sobreposições de pergaminho, relevos em estuque e restos de chapa metálica envernizada sobre madeira. Século XIII. É um excelente exemplo do que se conhece como arte de 1200, que no Ocidente cristão se caracterizou pela influência da arte bizantina renovada durante o século XII através da miniatura inglesa e da arte dos cruzados. 
O frontal está centrado na figura de Maria como ‘Sedes Sapientiae’, ou Sede da Sabedoria, com o Menino no colo e ladeado por quatro cenas da infância de Jesus. 
A influência estilística bizantina pode ser vista na modelagem escultórica dos corpos, no tratamento de três quartos dos rostos e nos restos de decoração vegetalista dourada ao fundo. 
A posição de Maria no presépio, em que ela está meio sentada em um feixe de palha, também é de influência bizantina. Museu Nacional d’Art de Catalunya.

Arquitetura

Combinando características de edifícios romanos e bizantinos, juntamente com outras tradições locais, a arquitetura românica distingue-se pela qualidade maciça, paredes grossas, arcos redondos, pilares robustos, abóbadas de arestas, grandes torres e arcadas decorativas. Cada edifício tem formas claramente definidas e um plano simétrico, resultando em uma aparência muito mais simples do que os edifícios góticos que se seguiriam. O estilo pode ser identificado em toda a Europa, apesar das características e materiais regionais.

Pórtico da Igreja de San Andrés Apóstolo, Élbar, Espanha.
Colegiata de Santa Maria Mayor, Toro, Zamora, Espanha.
Ala románica do Claustro. Colegiata de San Isidoro, León
Pórtico Colegiata Santa Maria Mayor, Zamora, Espanha
Típica arquitetura românica de igreja de subúrbio medieval.

Pintura

Além da arquitetura, a arte do período foi caracterizada por um estilo vigoroso tanto na pintura quanto na escultura. Nas igrejas, a pintura continuou seguindo os modelos iconográficos bizantinos. Cristo em Majestade, o Juízo Final e cenas da Vida de Cristo permaneceram entre as representações mais comuns. Nos manuscritos iluminados, os exemplos mais ricamente decorados do período incluíam bíblias ou saltérios. À medida que novas cenas eram representadas, mais originalidade se desenvolvia. Eles usaram cores primárias intensamente saturadas, que agora existem em seu brilho original apenas em vitrais e manuscritos bem preservados. O vitral veio a ser amplamente utilizado durante este período, embora existam poucos exemplos sobreviventes.

As composições pictóricas geralmente tinham pouca profundidade, pois se limitavam aos espaços estreitos das iniciais historiadas, capitéis das colunas e tímpanos das igrejas. A tensão entre uma moldura apertada e uma composição que por vezes escapa ao seu espaço designado é um tema recorrente na arte românica. As figuras muitas vezes variavam em tamanho em relação à sua importância, e os fundos da paisagem estavam ausentes ou mais próximos de decorações abstratas do que realismo, como nas árvores da “Morgan Leaf”. As formas humanas eram muitas vezes alongadas e contorcidas para se ajustarem à forma fornecida e às vezes pareciam estar flutuando no espaço. Essas figuras focaram em detalhes lineares com ênfase em dobras de cortinas e cabelos.

A Folha de Morgan, da Bíblia de Winchester, Frontispício para 1 Samuel com a vida de David
1150-80. 
Feito em Winchester, Inglaterra. 
Têmpera e ouro em pergaminho; 
22 15/16 x 15 9/16 pol. (58,3 x 39,6 cm). 
Emprestado pela Biblioteca e Museu J. Pierpont Morgan, Nova York
Provavelmente da igreja de Santa Maria no castelo de Besora.
Têmpera e restos de chapa metálica envernizada sobre madeira
Século: XII

Escultura

A escultura também exibia um estilo vigoroso, evidente nos capitéis esculpidos das colunas, que muitas vezes representavam cenas completas compostas por várias figuras. Objetos preciosos esculpidos em metal, esmalte e marfim, como relicários, também tiveram alto status nesse período. Enquanto o grande crucifixo de madeira e as estátuas da Madonna entronizada eram inovações alemãs no início do período, as esculturas em alto relevo dos elementos arquitetônicos são mais evocativas desse estilo.

Numa inovação significativa, os tímpanos de importantes portais de igrejas foram esculpidos com esquemas monumentais, novamente representando Cristo em Majestade ou o Juízo Final, mas tratados com mais liberdade do que nas versões pintadas. Essas esculturas de portal foram feitas para intimidar e educar o espectador. Como não havia modelos bizantinos equivalentes, os escultores românicos sentiram-se livres para expandir o tratamento dos tímpanos.

Portal Sul, Moissac, França. Profeta Jeremias.
Basílica de Saint-Sernin, Toulouse, França, Cristo em relevo, c. 
1096
Capitel da Basílica de Saint Sernin, Toulouse, França.
Tímpano da Abadia de Ste Foy. uma das mais belas esculturas da arte românica. Século X.

Foi o primeiro estilo a ser identificado dentro da Arte Medieval. Embora inicialmente se referisse ao estilo arquitetônico desenvolvido entre os séculos XI e meados do século XII na Europa Ocidental, o românico foi recentemente alargado a outras áreas da produção artística, incluindo a escultura e a pintura. As principais características da arte românica existem em igrejas ou mosteiros e incluem tetos abobadados e arcos arredondados ou pontiagudos. A decoração escultórica românica surge na forma de capitéis figurativos sobre colunas densas ou em relevos de bronze esculpidos em portas e tímpanos sobre entradas. Sem dúvida estilo que descreve perfeitamente o medievo. Suas origens, sua singularidade, seu simbolismo. Efeitos marcantes na Idade Média, indícios de arte promissora e atraente. Românico, o rústico belo.

Paulo Edmundo Vieira Marques

Historiador, professor, Escritor Medievalista

Post Footer automatically generated by wp-posturl plugin for wordpress.