Elmos Medievais: esperança, inteligência, pudor.

Photo by Marky Milarky

Durante a idade média, muitos tipos diferentes de capacetes foram fabricados, todos oferecendo níveis de proteção e usados ​​durante batalhas e guerras.

Capacetes medievais eram feitos de ferro e aço, assim como o resto da armadura. Na Idade Média, confeccionados geralmente por um armeiro, que era um ferreiro especializado em fazer armaduras de qualidade. No entanto em certas ocasiões, na falta do armeiro, ferreiros comuns os faziam, sem uma passagem por um mestre orientador, mais baratos, mas com menor qualidade.

Às vezes, símbolos eram pintados ou os brasões eram adicionados aos capacetes para fins de identificação.

Photo by Christian Ramache


No início da Idade Média, os capacetes de rosto aberto, como o spangenhelm, eram os mais comuns. Esses capacetes não protegiam muito bem a área facial. Eles às vezes tinham proteção nasal. No final da Idade Média, o rosto estava completamente protegido com capacetes como o grande elmo, o armet e o bascinet, pelo menos para cavaleiros e homens de classe alta. A cabeça era e ainda é uma das áreas mais importantes do corpo para se proteger, pois as feridas na cabeça e no crânio eram e são muito intensas e de gravidade.

Ao escolher um capacete, você precisava comparar as vantagens e desvantagens, era uma escolha estritamente pessoal. Às vezes era melhor ter um rosto completamente protegido, mas outras vezes era mais útil escolher um capacete mais leve no qual você podia ter mais movimento. Para a infantaria, geralmente a escolha melhor era o capacete mais leve, enquanto um cavaleiro escolhia uma melhor proteção total.

Os homens usavam geralmente uma touca de malha e estofamento embaixo do capacete. Uma touca de malha era um capuz feito de cota de malha, como proteção extra para o pescoço e a cabeça. A touca de malha era costurada em um estofamento de tecido. O estofamento cobria apenas a cabeça, não o pescoço. Poderia ser usado embaixo de um capacete ou mesmo sem o capacete. Isso era comum entre os homens de classe baixa. A maioria dos soldados usava touca justa, onde as únicas partes abertas eram o nariz e os olhos. Uma touca nem sempre tinha correspondência anexada, a palavra ‘touca’ também poderia estar relacionada apenas ao estofamento. Em alguns tipos de capacete, como o bascinet, você poderia prender uma aventail, um colar de cota de malha e um protetor de ombro. Você também poderia usar uma touca acolchoada embaixo do capacete, sem a cota de malha, para maior conforto e proteção contra contusões e escoriações. Também poderia ser usado para ajudar o capacete a se encaixar melhor.

Os spangenhelms e os capacetes nasais ou normandos estavam em uso nas primeiras partes da idade média; mais tarde veio o bascinet sem viseira. Os visores tornaram-se cada vez mais populares após 1180. Os visores tinham orifícios para ver através e orifícios para respirar.

Abaixo, você encontrará vários tipos de capacetes medievais na ordem de sua evolução.

Elmo chaleira

Mais popular no século XI

O capacete da chaleira também era chamado Eisenhut e chapeau de fer, que significava “um chapéu de ferro”. Seu nome veio de sua aparência, como uma panela, chaleira ou caldeirão. Esses capacetes sempre tinham uma aba larga e eram de rosto aberto e às vezes eram usados ​​com uma touca por baixo. Era um capacete comum durante toda a Idade Média e usado principalmente pela infantaria, porque dava boa proteção aos golpes que vinham de cima, como os de cavaleiros, e mantinha o sol fora do rosto dos usuários. Esses capacetes não foram usados ​​apenas durante a guerra, mas também para outras tarefas, como a mineração, onde a borda ajudou a proteger contra a queda de pedras e areia. Antigamente, esses capacetes eram feitos de várias chapas de aço, como os spangenhelms. Por volta do século XIII, eles começaram a fazer o chaleira com uma única peça de aço.

Vantagens

  • Proteção contra golpes de cima
  • Sol fora do rosto
  • Barato

Desvantagens

  • Sem proteção facial

Spangenhelm



Capacetes usados posteriormente ao século X

O nome deste capacete vem do quadro, que foi feito de tiras. Spangen era a palavra alemã para essas tiras. Essas tiras se conectavam a 4-6 placas de metal. Na maioria das vezes, os spangenhelms tinham uma larga faixa nasal para proteger o nariz, que era o centro da face e era de forma cônica. Você poderia fazer muito com eles em termos de complementação de proteção, como adicionar uma aventail ou uma máscara.

Os primeiros spangenhelms tinham protetores de couro ou metal nas bochechas. Os últimos, os que foram usados ​​na Idade Média, não tinham mais essas guardas. Os soldados também poderiam prender uma aventail no capacete.

Este era um tipo de capacete amplamente utilizado porque era muito fácil de fabricar e, portanto, muito barato de se produzir.

Vantagens

  • Boa visão e respiração
  • Fácil de fazer
  • Barato

Desvantagens

  • Não muito forte
  • Sem proteção facial completa

Great Helm

Século XIII – XVI

Grandes capacetes, também conhecidos como grande elmo, elmo de panela, heaume ou elmo de balde, são o tipo mais conhecido de capacete. A princípio, esses capacetes tinham um topo quadrado, mas isso se tornou um alvo para os martelos. Mais tarde, os desenhos foram atualizados para um topo cônico (pontudo), diminuindo o impacto de martelos e espadas.

Elmo da Alta Idade Média surgiu no final do século XII, no contexto das cruzadas e permaneceu em uso até o século XIV. Eles foram usados por cavaleiros e infantaria pesada nos exércitos europeus entre 1220 e 1400 aproximadamente. No entanto eles foram utilizados amplamente pelos cavaleiros cristãos na Terceira Cruzada (1189-1192).

Foi um dos primeiros capacetes que protegeu totalmente o rosto. O Grande Elmo também tinha pequenas aberturas para os olhos e perfurações para a boca.

Posteriormente, o capacete foi desenvolvido com proteção em volta do pescoço; eventualmente, todo o capacete estava sobre os ombros do cavaleiro. (Século 14)

Para manter o capacete preso na cabeça, havia uma tira de couro.

Os cavaleiros não usavam essas coisas na cabeça. Por baixo, usavam proteção extra feita de tecido e estofamento de fibra. Isso aqueceu os grandes elmos.

Às vezes, esses capacetes eram pintados de cores, combinando com o escudo do cavaleiro. Às vezes eram adornados com cristas, perfurações para respirar e viseiras decoradas. Quando eles eram decorados com cristas, era usado principalmente para fins cerimoniais ou de identificação. Se você não sabe o que é uma crista, é uma peça de decoração que você pode colocar em cima do seu grande elmo, como chifres, asas ou caveiras.

Esses capacetes eram usados ​​principalmente por cavaleiros durante os tempos das cruzadas, no final da Idade Média.

Vantagens

  • Proteção facial total
  • Pouquíssimas e pequenas aberturas: proteção contra perfuração

Desvantagens

  • Pesado (peso: entre 1,5 kg e 3 kg)
  • Difícil de ver e respirar
  • Difícil de comunicar devido às pequenas aberturas

Bascinet e Hounskull

Séculos XIV e XV


O bascinet, também chamado berço, era geralmente um capacete de rosto aberto, mas às vezes também era usado com uma viseira cônica. Isso tinha a aparência de um bico ou um focinho, por isso foi chamado de hounskull, que é medieval para ‘cara de cachorro’. Hoje também é às vezes chamado de ‘cara de porco’. Foi usado por cavaleiros e infantaria, tornando-o um capacete muito popular.

Havia duas maneiras de fixar uma viseira no capacete. O klappvisor tinha uma dobradiça na parte superior frontal do bascinet. E o pivô lateral com uma dobradiça em cada lado da cabeça.

Pode-se também prender um aventail ao bascinet com tiras de couro. Uma aventail é uma cota de malha para cobrir o pescoço e os ombros; saiba que isso não é o mesmo que uma touca de cota de malha.

No século 14, o bascinet tomou o lugar do grande elmo em popularidade. A princípio, o bascinet era usado por baixo do grande capacete. Mas os soldados costumavam tirar o grande capacete para poder se mover um pouco mais fácil e ter menos peso para carregar.

Os soldados de infantaria tinham que ser muito móveis, ver mais e não deveriam esquentar, portanto os bascinetes não eram a escolha certa para eles. Estavam melhor com capacetes mais claros, como o capacete da chaleira.

Depois de cerca de 1440, esse capacete ficou fora de uso, os nobres e cavaleiros também começaram a preferir capacetes de rosto aberto (como o bascinet, mas sem a viseira) por causa do peso dos capacetes visored se tornar um fardo.

No final do século XV, esses capacetes evoluíram das formas cônicas para formas mais arredondadas e, assim, passaram para o armet.

Vantagens

  • Mais leve que o grande leme
  • Design ajuda a desviar armas

Desvantagens

  • Vista e respiração
  • Ainda muito pesado

Armet


Século XVI

A primeira experiência de um capacete que mais se assemelhava à forma da cabeça humana começou na Itália.
Este capacete encaixava-se próximo à cabeça e era mais largo no topo e mais estreito no pescoço. Como você não pode deslizar sobre a cabeça, era necessário ter um mecanismo para abrir e fechar o capacete facilmente.

esses capacetes geralmente consistem em quatro partes. O capacete em si é uma tigela com uma cauda na parte de trás do pescoço, duas placas na bochecha e a viseira, que pode ser movida para cima. Normalmente, a parte superior da viseira é a parte inferior da abertura para os olhos, a tigela do capacete em si é a parte superior da abertura para os olhos.

Você pode adicionar placas extras como proteção para seu pescoço, isso é chamado de placa de invólucro. Isso foi útil para a cavalaria (você sabe, os cavaleiros) não serem atingidos por lanças ou qualquer coisa que venha de baixo na área do pescoço.

Se você deseja comprar um armet, saiba que esse é um dos capacetes medievais / renascentistas mais caros, pois possui partes mais separadas e é mais difícil de fabricar.

Vantagens

  • Compacto e leve
  • Proteção completa da cabeça

Desvantagens

  • Vista

Os elmos foram os protetores faciais dos guerreiros e cavaleiros medievais. Diante de tantas dificuldades nas inúmeras e intensas batalhas e guerras medievais foram sem dúvida, como descreve a simbologia do armamento do cavaleiro uma enorme esperança, sagacidade, inteligência, de pudor, pois diante do sentimento e atitude desenvolvidos por uma cultura rígida calcada em conceitos religiosos, homens corajosos preservavam certas partes do corpo, principalmente a face, para que diante dos ferimentos as cicatrizes fossem amenas e não tão graves. Pois diante de Deus caso o encontrassem em luta poderiam sorrir de forma digna e reconhecível.

Paulo Edmundo Vieira Marques

Professor, Historiador, Escritor Medievalista.

Post Footer automatically generated by wp-posturl plugin for wordpress.