Toulouse: a Maravilhosa Cidade Rosa do Midi-Pyrénées

Me senti na obrigação de escrever sobre a maravilhosa cidade cor-de-rosa de Toulouse. Primeira cidade europeia que eu caminhei e desfrutei dos ares do Norte. Tive muita sorte. Pois Toulouse é encantadora, espetacular e inesquecível. Perfeita, nem pequena e nem grande. Tamanho ideal, tem tudo principalmente seu lado cultural, exuberante.

Toulouse, prefeitura de Haute-Garonne e capital da região do Midi-Pyrénées. Midi significa meio-dia aos pés dos montes Pirineus. Midi-Pyrénées não tem unidade histórica ou geográfica. É uma das regiões da França criada no final do século XX para servir como interior e zona de influência de sua capital, Toulouse, uma das poucas “metrópoles de equilíbrio” ( métropoles d’équilibre ).

Aninhada aos pés dos Pirineus, que fica entre ela e a Espanha, a cidade conhecida como ‘la Ville Rose’ (devido aos delicados tons rosa-arroxeados de seus edifícios) tem um passado imensamente rico, que ao longo dos séculos se alternou entre períodos. de prosperidade e tempos sombrios. Vou descrever alguns detalhes históricos medievais sobre Toulouse. Colocações que no meu entender são pertinentes a minha área de estudo.

A história da cidade remonta a mais de 2000 anos, começando pelas Volques Tectosages, uma pequena tribo celta que se estabeleceu no vale do Garonne em 300 a. C. Por causa de sua posição estratégica, Toulouse – que fornecia um elo entre o Mediterrâneo e o Atlântico – já era ( em 100 a.C.) de grande interesse para os romanos, que a tornaram uma de suas colônias no século II d.C.. A colônia prosperou posteriormente com o comércio de vinhos e, no século III d.C, teve sua primeira muralha de proteção, que chegou ao norte até a Porterie (agora Place du Capitole), enquanto seu ponto mais ao sul era Porte Narbonnaise, que agora é Place du Salin e Place du Parlement. Por essa época, o cristianismo foi introduzido na cidade por São Saturnino, que mais tarde morreu nas mãos de uma multidão pagã frenética que o amarrou à cauda de um touro. Muitos dos edifícios e monumentos da cidade citados em sua homenagem lembram seu martírio: Rue du Taur (de ‘taureau’, que significa ‘touro’), igreja Notre-Dame-du-Taur, basílica de Saint-Sernin e estação Matabiau (da matar bios , que significa “matar o touro”).

A partir do século V d.C., a cidade foi sujeita a invasões bárbaras: enquanto os vândalos foram detidos pelas defesas galo-romanas, os visigodos, que vieram da região ao redor do Mar Negro, fizeram da cidade a capital do seu império. Um século depois, os francos, por sua vez, tomaram posse da cidade. Até o século IX d.C., houve um período de calma, quando Toulouse se viu relegada à categoria de simples cidade do condado. Durante a Idade Média, porém, tornou-se (governada por Raimond II) capital do condado de Toulouse. Governada por nobres da cidade, Toulouse se expandiu rapidamente, devido ao grande afluxo de colonos das áreas rurais. A cidade então se estendeu além de seus muros para o norte até a Place Saint-Sernin, e para o sul até a área de Saint-Michel da cidade e para o oeste na margem esquerda do rio Garonne. No século XII, a nobreza perdeu a cidade para os Capitouls ou cônsules da cidade.

No século XII d. C., os cátaros, membros de uma seita herética, tentaram se estabelecer em Toulouse, onde tinham muitos apoiadores. O rei enviou suas tropas, lideradas por Simon de Monfort (morto por uma pedra no local onde hoje está o Grand-Rond), acabou conseguindo derrotar os hereges. Como resultado, a primeira onda da Inquisição varreu Toulouse, trazendo consigo um fervor religioso que estava por trás da fundação da ordem monástica dominicana no Convento dos Jacobinos e, a partir de 1229, da criação de uma universidade teológica. Criada uma cidade real em 1271, Toulouse experimentou um rápido crescimento econômico (graças ao rio Garonne) e floresceu intelectualmente e artisticamente. No entanto, um período sombrio em sua história se seguiria a partir do século 14.

O ano de 1420 foi um ponto de virada na história de Toulouse e marcou o início de um século maravilhoso, cujo tema dominante era a prosperidade. Carlos VII introduziu um órgão judicial na cidade: o Parlamento. Comerciantes de pastel, que enriqueceram exportando esse corante azul derivado de plantas por toda a Europa, convergiram pela Grande Rue (hoje Rue des Filatiers, Rue des Changes e Rue St Rome), construíram magníficas casas de cidade (Hôtel d’Assé, Hôtel de Bernuy) e assumiu o controle de uma rica sociedade de Toulouse, na qual floresceram o design arquitetônico e as belas artes. No entanto, em meados do século XVI, Toulouse experimentou sua segunda grande crise: o índigo, um corante muito menos caro, chegou da América, acabando com o comércio de pastel. Uma nova guerra civil, desta vez entre católicos e calvinistas, causou um enorme incêndio, causando danos incalculáveis ​​e até o século XVII, a fome seguiu rapidamente os numerosos surtos de peste que assolaram a cidade. Seguiu-se um período de desenvolvimento, que levou à concretização de vários projetos industriais, como a construção do pont Neuf, a Place du Capitole e o Canal du Midi.

Até hoje sinto uma enorme saudade de Toulouse. Ali iniciei meus caminhos medievais pela França. Nesta linda cidade me perdi, literalmente, me encontrei e a amei profundamente. Quarta maior cidade da França, lar da segunda maior universidade do país e capital aeronáutica da França, Toulouse é uma cidade dinâmica e voltada para o futuro, cujos tons de rosa (para seus edifícios) e azuis (para seu pastel) são um lembrete constante de seu passado rico e também de agruras. Mas a minha impressão maior de Toulouse foi a de paz, ali gostaria de viver, ali gostaria de permanecer.

Paulo Edmundo Vieira Marques

Professor, Historiador, Escritor Medievalista

Post Footer automatically generated by wp-posturl plugin for wordpress.