Sobre

Paulo Edmundo Vieira Marques, professor, historiador e escritor medievalista. Especialista em estudos do século XV. Aluno graduado pela PUCRS,  Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, com láurea acadêmica. Palestrante de qualquer contexto histórico medieval. Estudioso da temática cotidiana medieval. Pesquisador das artes medievais principalmente do gótico e das transformações na pintura renascentista.

From Medieval Imago, post Sobre

Post Footer automatically generated by wp-posturl plugin for wordpress.

11 thoughts on “Sobre

  1. José de Azevedo Coutinho

    Magnífico meu caro.
    Você faz falta aqui em Portugal. Com tanto por fazer e divulgar sobre esta matéria ao mundo.
    O projeto de um espaço comum começa-se a desenhar…
    A história do Brasil começa no século X com a criação do condado de Portugal…
    Bem haja

    José de Azevedo Coutinho

    Reply
    1. pauloedmarques@gmail.com Post author

      Obrigado caro amigo. O meu medievo é bem amplo e com muitas pesquisas a a fazer. Agradeço a sua visita ao meu blog. Um agrande abraço. Conto com a tua colaboração para divulgar o meu livro descrito no blog. Foi feito com muito carinho e pesquisa. Paulo Edmundo, teu amigo.

      Reply
  2. Fabiana Amaral

    Olá, Paulo. Cheguei ao seu site através da sua página no Facebook, ambos deveras interessantes. Estou enveredando agora pelos caminhos medievísticos; tenho graduação em Dança e mestrado em História Comparada, ambos pela UFRJ. Você teria alguma indicação sobre dança no medievo? Seja festas populares, nos castelos ou nas igrejas, qualquer referência me seria de grande ajuda.

    Obrigada pela atenção e parabéns pelo belo trabalho.

    Reply
    1. pauloedmarques@gmail.com Post author

      Olá querida colega. É um prazer tê-la na minha página. Com relação as referências bibliográficas, quem melhor trata sobre esse assunto no período medieval é Jacques Heers. Na sua obra Festas de Loucos e Carnavais, Editora Dom Quixote, a sua abordagem é interessante. Mas é um livro que esta com a edição esgotada. Você vai ter que recorrer à biblioteca que tenha sustenção em livros. Um beijo. Te cuida

      Reply
  3. Mário Madrigrano Jaber

    Prazer em conhecê-lo. Sempre fui um estudioso da história universal apesar de não ser formado como voce, porém creio que todo cidadão, não importa a origem, tem em sí um procurador do passado para se entender o presente e expectar o futuro. Conhecí sua página através de pesquisas feitas na internet sobre as origens da cavalaria e sua influência nos exércitos atuais. Agradeço a sua nobreza de dividir os seus conhecimentos com os mais leigos como eu e os demais, pois conhecimento oculto é letra morta e não serve ao aprendizado do bem. Esconder ou ocultar a verdade, travestindo-a de fatos irreais é muito comum nos dias de hoje, pois desde que a humanidade foi concebida, trava-se uma luta permanente do Bem contra o Mal, da Lúz contra as Trevas, do Certo contra o Errado, enfim na dualidade de forças opostas que levaram o nosso mundo ao que ele está sendo hoje e o que será amanhã.
    Saudações Fraternais e que DEUS te abençoe e te inspire a manter a chama da história real sempre viva. Muito obrigado…
    Mário.

    Reply
  4. Maria de Lourdes Horta

    Sou museóloga, especialista em Educação Patrimonial, e professora de História da Arte… E sou admiradora incondicional do seu blog! Agora estou tomando conhecimento do seu site… Desejo-lhe um maravilhoso encontro com o Medievo em sua viagem (que muito me interessou também, sem condições de participar no momento), e um relato visual e textual exuberante no seu retorno!
    E obrigada por compartilhar tanta beleza!
    Um abraço da
    Maria de Lourdes

    Reply
  5. horacio perez villarreal

    saludos, gracias por las imagenes, son maravillosas.

    vi que necesitas ayuda, de que se trata???

    salud, bien, GRACIAS!!!

    horacio

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *