Cotidiano e História

O cotidiano medieval pode ser considerado um dos mais extraordinários estudos sobre os costumes na História Cultural. O dia a dia do medievo nos instiga e nos intriga. Seus estudos são poucos explorados e requerem maiores pesquisas dos historiadores medievalistas. Necessitamos entrar na Idade Média. Temos que estudar, pesquisar e admirar este período que nos solidificou como seres humanos capazes de mudar, renovar, inventar, realizar um novo mundo. Um universo com saberes novos e perspectivas diversas principalmente através dos seus costumes diários, o cotidiano, o dia a dia do homem medieval. Vamos incentivar nossos alunos a gostarem de estudar a Idade dos Anjos.

O cotidiano é a vida que floresce junto com as plantas, nasce e se põe com o sol. É o trabalho, a corte, o rei, a rainha, o ferreiro, o armeiro, o rico, o pobre e o nobre. Diversificação cultural que fez da Idade Média a sustentação e o alicerce de um novo conceito de viver e pensar.

É comum o cotidiano ser entendido como o dia-a-dia, como algo que envolve monotonia e repetição. Entretanto, cotidiano é mais que o dia-a-dia, além disso ele pode também ser o lugar da mudança.Não devemos estudar o cotidiano de forma isolada ou enfatizando o lado “pitoresco” do passado. É preciso abordá-lo em sua íntima relação com as questões culturais, sociais, econômicas e políticas de cada época e sociedade.

 

Les Très Riches_Heures duc_de Berry_June – Século XV

Post Footer automatically generated by wp-posturl plugin for wordpress.

2 thoughts on “Cotidiano e História

  1. Bertha Solares

    Maravilhoso trabalho de divulgação da História você faz, parabéns e obrigada pela generosidade em dividir conosco suas pesquisas e conhecimento.
    Bertha

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *