La Couvertoirade, A Essência do Medievo

u826

A Sudoeste da França localiza-se a região dos Midi-Pyrénees. Ali encontram-se maravilhas vivas, o mundo parou de uma maneira sublime e terna, dentre elas alguns pontos turísticos abertos à visitação durante o ano inteiro. O medievo pulsa nesta região.

La Couvertoirade, uma maravilha medieval está situada no Parque Natural Regional de Grands Causses no Sul de Aveyron, a uma altitude 800 metros. Comunidade com 6000 hectares, com população permanente de 189 pessoas, distribuídas pela linda cidade e arredores. Concluo que são privilegiados habitantes de épocas distintas. Majestosa no coração de Larzac, a cidade mostra-se uma história viva do medievo. A Idade Média em sua essência. Quando adentrei no pórtico principal, observei crianças com trajes típicos medievais, brincando em torno de um círculo de pedras milenares. Senti-me como um cavaleiro retornando da Terra Santa revendo os seus familiares. Sensação extremamente gratificante para um historiador.

u823

u830

Causse du Larzac era a Rota dos Templários (de 1120) e Hospitalários (de 1113). No tempo das Cruzadas essas Ordens Militares Religiosas tinham a função de abrigar e ajudar peregrinos que iam à Jerusalém visitar o túmulo de Cristo. Os Templários também se instalaram no Caminho de Santiago com a mesma missão: a de proteger peregrinos dos inúmeros saques e perseguições, principalmente de mercenários pagãos. Retornando à região, mais especificamente em La Couvertoirade, por volta de 1150, os Templários se instalaram e estabeleceram entrepostos de sustentação e proteção. Situada sobre antiga via de passagem, ligava Norte-Sul e partindo dos portos do Mediterrâneo podia-se ir para o Ocidente ou Oriente. Localizada em cima de colina com uma ampla vista para o vale era de difícil ameaça. Local estratégico! A região além de ser instigante é de uma paisagem exuberante. Ela seduz.

u821

Atualmente pequenas cidades tentam reviver e viver do turismo, que já está provado que se bem feito é capaz de criar empregos e sustentar com qualidade os moradores do local. As cidades fortificadas pelos Templários que estão na rota turística são Ste-Eulalie de Cernon, St-Jean-d’Alcas, Le Viala du Pas de Jaux e La Cavalerie e La Couvertoirade. 

u827

A vila de pedra é de um magnetismo extremo. Em 1200 os Templários construíram um castelo e em sua volta cresceu o povoado, as muralhas foram construídas no século 15. Essa cidade tem muita relação com os elementos templários e hospitalários, principalmente no sistema de recolhimento de água: as cisternas e “lavognes”, que é uma depressão na terra calcária e empedrada. Serve para juntar água das chuvas ou de nascente e para os animais. Ficam, as maiores, localizadas fora da cidade fortificada. Sinto enorme saudades dessa fortaleza templária. Me ponho a recordar os momentos enigmáticos que passei dentro desta vila repleta de história. Caminhar pela vila e por suas muralhas é de uma satisfação e prazer indescritíveis. Realmente e categoricamente é como voltar no tempo. Doce essência do medievo.

u825

u820

Esse artigo é uma homenagem à minha querida amiga Berenice Longo.

Professor e Historiador Paulo Edmundo Vieira Marques

Post Footer automatically generated by wp-posturl plugin for wordpress.