Conques – Raízes do Outro Lado do Mundo

j52,55

Conques foi uma das cidades medievais mais bonitas que já visitei até hoje. Tudo é pitoresco em Conques, situada na região de Aveyron, na França. Não existe outra forma de conhecê-la: prepare o seu coração, e ponha-se a caminhar pelas suas ruas estreitas, instigantes, intrigantes, feitas de pedras tortas de uma perfeição maravilhosa. Parece o céu na terra. O vento ameno que, tão logo eu comecei a descer a ladeira principal, eu senti claramente contornar o meu rosto, anunciava que um filho desgarrado retornava as suas raízes. O ambiente é de um feitiço encantador e a cada passo que eu dava sentia cada vez mais atraído pela sua magia e beleza. Prontamente me senti em casa. Sorria felizmente, coloco desta maneira pois chorava copiosamente. Cada imagem que ficava para trás em um instante me deixava com saudades, é impossível entrar em Conques e não ficar imediatamente apaixonado pelo seu ambiente rústico e místico. Meu coração acelera como se dizendo, já vivi aqui, como é bom estar aqui outra vez, apesar de fisicamente ser a primeira vez. Flutuo, literalmente, descendo as suas lindas ruelas.

j52

É uma pequena cidade medieval encravada em um lindo vale, rodeada pela suntuosidade de Ste Foy, uma catedral enorme e de uma beleza indescritível. Ponto de passagem para o Caminho de Compostela faz desta cidade medieval uma parada essencial e preponderante para o restante da jornada. Conques alivia, tranquiliza, afaga seus peregrinos e visitantes.

Na cidade, não vivem mais de 350 habitantes permanentes, no entanto, o vai e vem das pessoas nas ruas é feito de vários turistas e peregrinos, a cidade pulsa de uma maneira diferente. Silenciosamente, mas ao mesmo tempo cativante e repleta de vida. Todos os anos, Conques, recebe mais de 500 mil visitantes e, desses, 20 mil são peregrinos, que fazem o Caminho de Santiago de Compostela, principalmente entre os meses de abril e outubro.

j54,44

Na primavera, há flores por todo o lado, de várias cores e feitios, os aromas se misturam, o sol brilha majestoso abençoando àqueles do bem e da paz. Bem sabemos que é assim em todo o mundo, mas nesta cidade, eu garanto, é diferente, é sublime. Sente em suas muradas e deixe o vento de Conques lhe contar histórias. Você vai gostar das mesmas pois lhe são narradas ao pé do ouvido. O vento é paciente e cheio de aventuras. A localização da cidade a torna mais encantadora, no meio de um cenário verdejante, límpido quase nas nuvens. Fica em torno de 300 metros de altitude, mas nos sentimos abraçados pelas montanhas e vales. Prepare-se, pois, Conques só te abraçará se seus caminhos forem trilhados a pé, pois é a única forma de ter um contato mais próximo com quem lá vive e trabalha.

j60

Nesta cidade tudo se desenrola à volta da fé e do turismo. Portanto reze, siga a história, divirta-se e principalmente viva o medievo nesta vila maravilhosa. Coma um crepe, aprecie um dos mais belos monumentos românicos da arquitetura medieval, o Tímpano da catedral de Ste Foy, sinta o aroma dos sabonetes das lojas de souvenir procure as conchas, elas te darão proteção e te indicarão o caminho desde que a tua fé concorde. Caminhe pelas ruelas, deixe as pedras disformes te apontar o sentido correto. A Abadia lhe abraçará e lhe dirá as coordenadas para que um dia retorne. Apesar de seus enormes tesouros a Abadia e o museu de Conques são de uma simplicidade ímpar, pois quem a visita sente que o verdadeiro significado desta bela cidade está na aura mística e atraente deste cantinho que, com certeza vivi há muitos anos atrás. Te amo Conques, retornarei.

 

j53,54

Tímpano da Abadia de Ste Foy, maravilha da arquitetura românica

Paulo Edmundo Vieira Marques, escritor e historiador medievalista.

Post Footer automatically generated by wp-posturl plugin for wordpress.