Santa Cecília – A Catedral Fortaleza

h150

Albi guarda uma das catedrais mais impressionantes e a maior construída com tijolos no mundo. Medindo 113 metros de comprimento, 35 de largura e com uma torre sineira com 78 metros de altura, surpreende o visitante muitas vezes comparando-a a um verdadeiro “castelo”.

A Catedral fazia parte do sistema defensivo que compreendia o Palácio deBerbie e, na época, podia acolher 6 000 albigenses em caso de perigo.

A sua edificação teve início no ano de 1282, período em que os bispos da Igreja Católica começavam a exercer forte poder local. Devido à utilização de um tipo de tijolo de cor avermelhada específico desta região da França, a cidade acabou por receber a alcunha da cidade vermelha. A catedral de Albi é completamente feita desse tijolo vermelho.

Foi construída para comemorar a aniquilação dos cátaros¹ no sul da França. A construção atual foi precedida por outras: a primeira datada do século IV que foi destruída por um incêndio no ano 666. A segunda é datada de 920 e tinha o nome de Santa Cecília, que se mantém até hoje. Foi reformada no século XIII, sendo refeita em pedra. A igreja gótica que se vê hoje foi construída entre 1282 e 1480.

É uma catedral aparentemente simples, mas que se destaca pela sua grandiosidade e beleza interior. Parece uma fortaleza inexpugnável construída em uma colina com vista para o espaço circundante. Rodeando-a pode-se admirar a força e a austeridade de seus muros que elevam-se a 40m de altura. As janelas abertas têm 20 metros a partir da base e são estreitas, aumentando a sensação de verticalidade.

St. Cecilia oferece um contraste impressionante entre o rigor defensivo exterior de sua arquitetura e riqueza interior de uma decoração suntuosa. Testemunho da fé cristã após a heresia dos cátaros, esta catedral fortaleza é uma obra-prima do gótico sulista.

O interior do monumento marca uma ruptura com a aparência maciça do exterior. Acredita-se que eles são artistas flamengos, estranhos, que perceberam o enorme mural do Juízo Final (1475-1480). Ao mesmo tempo, os artistas esculpem o francês na tela rood gótico e do coro de encerramento (1475-1484). Este conjunto de pedra é adornado com uma bela escultura policromada, testemunho único pela sua importância e qualidade da escultura francesa do século XV.

Entre os tesouros da catedral, há um belo órgão clássico francês (1736) e mais:

  • 87 estátuas na fachada exterior da galeria,

  • 33 personagens do Antigo Testamento ao redor do coro,

  • 15 estátuas contida dentro da Igreja (12 apóstolos, a Virgem, São João Batista e São Paulo),

  • 72 estátuas de anjos, Carlos Magno e do imperador Constantino.

Todas as estátuas mantiveram a sua policromia original. A cor tende ao naturalismo, cabelos, atitudes e figurinos são uma maravilhosa variedade de estilos, barbas, rostos, drapeados e distinguem três famílias que podem estar relacionadas com a arte dos grandes gravadores franceses do final do século XV: Antoine Le Moiturier e Michel Colombe.

h141

A tela rood, o ‘jubé’

O “jubé²” (parede interior que separa o coro do coro) aparece em verdadeiras rendas brancas de pedra, adornado com mais de 270 estátuas esculpidas por mestres da Borgonha.

?????????????????????????????????????????????????????

O Orgão

Está entre os mais belos da França. Seu buffet (aparador)  Christophe Moucherel (1734-1736) é admirado pelos conhecedores por suas dimensões incomuns.

Este instrumento é então reformulado por vários construtores de órgãos e em vários períodos do tempo até perder o seu caráter original. A partir de 1950, a sua condição de operação chega a ser inviável até que uma decisão foi tomada para restaurá-lo e não para reconstrui-lo. Então, em 1977, Bartolomeo Formentelli é designado para garantir que a restauração seja feita no instrumento Moucherel. Esta inauguração aconteceu em 1981. É uma mecânica complexa e frágil e requer atenção e cuidados constantes.

h114

As abóbadas

Os afrescos na abóbada (1509-1512) são de cores ricas e dimensões excepcionais (97m de comprimento e 28 m de largura) e formam em seu todo a maior pintura renascentista italiana e a mais antiga da França.

O revestimento azul profundo dos arcos acima do coro é o famoso “Blue de France“, que também é chamado de “azul royal”. Quanto à amostragem na abóbada da nave, foi estabelecida que esta cor tivesse base lápis lazuli e óxido de cobre, que é provavelmente a escolha de materiais de qualidade que explica o bom estado de conservação da abóbada.

As abóbadas da catedral ainda possuem folhagem decorativa, arabescos, candelabros e cenas pastorais. Os temas de Adão e Eva e da Anunciação estão representadas por figuras importantes do Antigo e do Novo Testamento, em uma ordem que culmina com Cristo em Majestade. Dois compartimentos servem para a imagem de Santa Cecília, padroeira do lugar.

h113,5555

O julgamento final

As paredes laterais da “capela-mor” são decoradas com pinturas alusivas ao Juízo Final, da autoria de pintores flamengos entre 1474 e 1484, o mais importante da França pelo seu tamanho : 300m².

Uma obra prima majestosa pintada no final do século XV, sob o reinado de D. Luís I d’ Amboise que, com os adjetivos recebidos, lhe valeram para ser mencionada como Patrimônio Mundial pela UNESCO. 

Apesar da ausência de sua parte central, destruída no final do século XVII, quando Cristo apareceu em glória, o Juízo Final mantém um frescor surpreendente pictórico. Há mais de cinco séculos, antes da abóbada, foi decorado com pinturas suntuosas e coloca à frente uma realidade que não lhe poderia escapar: a morte. 

A Catedral de Santa Cecília faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO e hoje, é uma das catedrais mais visitadas da França.

h118

¹ CátarosOriginado da palavra grega καϑαρός katharós, que singnifica puro, o catarismo era um movimento cristão que ocorreu na região Sul da França e na parte Norte da Itália no fim do século XI e foi até o começo do século XIV. Os cátaros eram considerados heréticos pela Igreja Católica e suas ideias são paralelas às crenças do gnosticismo, dos paulicianos (Oriente Médio) e dos bogomilos (Reino dos Búlgaros).
²Le jubé: Em uma igreja, o jubé é uma plataforma e um muro de pedra ou madeira que separam o coro litúrgico da nave. Tem esse nome a partir da primeira palavra da frase em latim “jube, domina benedicere”. The rood-screen(inglês) (um dos raros remanescentes na França) possui uma decoração em chamas que anuncia toda a magnificência ornamental da capela-mor em torno das sepulturas.

Paulo Edmundo Vieira Marques

 

 

Post Footer automatically generated by wp-posturl plugin for wordpress.